Make your own free website on Tripod.com

Home

O que é Escotismo | Clicks Escoteiros | Ramos Escoteiros | Boletim Alerta | Links Legais | Contate-me
Portal Escoteiro
Ramos Escoteiros

Onde é o Céu ?

"Um  homem,  seu  cavalo  e seu cão, caminhavam por uma estrada. Depois de muito caminhar,  esse homem  se  deu  conta  de  que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido  num  acidente.  Às vezes os mortos levam tempo para se dar conta de sua nova  condição...

A caminhada era muito  longa, morro acima, o sol era forte e eles ficaram suados e com muita sede. Precisavam desesperadamente de água.Numa  curva  do caminho,  avistaram  um  portão magnífico, todo de mármore, que conduzia  a  uma  praça  calçada com blocos de ouro, no centro da qual havia uma fonte de onde jorrava água cristalina. O caminhante dirigiu-se ao homem que numa guarita, guardava a entrada.
*  Bom dia, ele disse.
*  Bom dia, respondeu o homem.
*  Que lugar é este, tão lindo? ele perguntou.
*  Isto aqui é o céu, foi a resposta..
*  Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede, disse o homem.
*  O senhor pode entrar e beber água à vontade, disse o guarda, indicando-lhe a fonte.
*  Meu cavalo e meu  cachorro também estão com sede.
*  Lamento muito, disse o guarda.
*  Aqui não se permite a entrada de animais.
O homem ficou muito desapontado porque sua sede era grande. Mas ele não beberia,deixando  seus amigos  com sede. Assim, prosseguiu seu caminho.
Depois de muito caminharem morro acima, com sede e cansaço multiplicados, ele chegou a um sítio, cuja entrada era marcada por uma porteira velha semi aberta. A porteira se abria para  um  caminho  de terra, com árvores dos dois lados que lhe faziam sombra. À sombra  de  uma  das  árvores,  um  homem  estava deitado, cabeça coberta com um chapéu, parecia que estava dormindo.
*  Bom dia, disse o caminhante.
*  Bom dia, disse o homem.
*  Estamos com muita sede, eu, meu cavalo e meu cachorro.
*  Há uma fonte naquelas pedras, disse o homem e indicando o lugar.
Podem beber a vontade.
O homem, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede.
*  Muito obrigado, ele disse ao sair.
*  Voltem quando quiserem, respondeu o homem.
*  A propósito, disse o caminhante, qual é o nome deste lugar?
*  Céu, respondeu o homem.
*  Céu?  Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu!
*  Aquilo não é o céu, aquilo é o inferno.
O caminhante ficou perplexo.
*  Mas então, disse ele, essa informação falsa deve causar grandes confusões.
*  De forma alguma, respondeu o homem. Na verdade, eles nos fazem um grande favor.

Porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar seus melhores amigos..."

O Movimento Escoteiro e as suas divisões

O movimento escoteiro é dividido em quatro ramos, divididos por idade, mas que obedecem a critérios de desenvolvimento pessoal.
A pessoa que entra no Movimento Escoteiro não entra necessariamente como Lobinho, mas sim de acordo com a sua idade.
Os ramos são: Lobinho - de 07 a 10 anos, Escoteiro - de 11 a 14 anos, Sênior - de 15 a 18 anos - e Pioneiro - de 19 a 21 anos.
Além desses ramos, a pessoa que tem mais de 21 anos pode continuar no movimento como chefe de algum desses ramos.

Jovens

Se voc tem menos de 21 anos e se interessa pelo escotismo, por seus princpios e por suas atividades veio ao lugar certo.

Veja seu ramo, de acordo com sua idade:

De 7 a 10 anos
Voc vai ser um lobinho ou uma lobinha. Como um lobinho ou lobinha, voc ir conhecer vrios amigos, participar de vrias atividade e brincadeiras e aprender muita coisa. Voc ir conhecer a floresta Jngal, o Baloo, a Bagheera e muito mais...

De 11 a 14 anos
Voc ser um escoteiro ou uma escoteira. Como um escoteiro ou uma escoteria, voc aprender muitas coisas que utilizar pelo resto da vida, como noes de orientao, tcnicas escoteiras, e uma poro de coisas interessantes. Voc aprender tambm a trabalhar em equipe, essa equipe a Patrulha. Cada Patrulha tem suas caractersticas e seus componentes. Nesse ramo, voc ir conhecer muita gente de sua idade e ir desenvolver e descobrir seus dons e suas habilidades...

De 15 a 17 anos
Voc vai ser um snior ou uma guia. A Tropa Snior ou Guia ser seu lugar. Voc ir aprimorar seus conhecimentos e aprender atravs do escotismo e das experincias que ter, coisas que lhe faro ver as dificuldades como desafios a serem vencidos. Nesse ramo, voc ir conhecer muitas pessoas de sua idade e com idias parecidas com as suas, o que ir fazer voc aprender a valorizar suas idias e ideais. Voc tambm ir ter a oportunidade de participar de inmeras atividades como acampementos, encontros e muitas outras...

De 18 a 21 anos incompletos
Voc ser um pioneiro ou pioneira. Voc ser um membro do Cl Pioneiro. Saber das histrias e tradies do Cl, ter a oportunidade de desenvolver projetos pessoais e para ajudar a comunidade. Ter liberdade e condies de se dedicar a tudo que gosta de fazer junto com pessoas de sua idade e que tm os mesmos interesses.

Adultos

O escotismo precisa de pessoas que gostem de ajudar e que tenham interesse de melhorar cada vez mais o mundo em que vivemos.

Voc pode colaborar com o movimento de vrias formas:

- Atrav de servios voluntrios em algum Grupo Escoteiro, desempenhando de alguma forma, funes de apoio (administrativa, financeira, tcnica, ...).

- Atravs de servios profissionais, prestando algum servio gratuitamente a um Grupo Escoteiro.

- Colaborando para o crescimento de movimento no Brasil atravs de novos Grupos Escoteiros. (Veja "FUNDAR UM GRUPO")

- Atravs de contribuies financeiras ou materiais.

Seja qual for a forma que voc pretende colaborar com o escotismo, saiba que est contribuindo para a educao e o caracter de pessoas que construiro um mundo cada vez melhor.

Como chegar ao escotismo

Visite ou entre em contato com o Grupo Escoteiro mais perto de voc. Se voc no conhece nenhum Grupo, procure a Regio Escoteira de seu estado e se informe.

Veja os endereos das Regioes Escoteiras na area de Informacoes.

Informacoes retiradas da UEB.

Para maiores informacoes, entre em contato conosco ou diretamente com a UEB.

Você concordo ou discorda das minhas opiniões? Adoraria receber um e-mail seu. Vá para a página "Contate-me" para enviar um e-mail.