Make your own free website on Tripod.com

Home

O que é Escotismo | Clicks Escoteiros | Ramos Escoteiros | Boletim Alerta | Links Legais | Contate-me
Portal Escoteiro
O que é Escotismo

ESCOTISMO AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Crianças aprendem a trabalhar em grupo, assumem valores e treinam habilidades


As atividades praticadas nos fins de semana pelos grupos de escoteiros buscam complementar a educação dada nas escolas e visam ao desenvolvimento físico, afetivo e social, além de promover o civismo. Todo o início de reunião, há o hasteamento da Bandeira e o canto do Hino Nacional.

"O escotismo é uma importante ferramenta no processo de formação das crianças e adolescentes", garante Lilian Trindade, do Flor-de-Lis.

A professora Gislaine Garcia Gutierre Aprobato concorda. Ela começou a freqüentar as reuniões do Flor-de-Lis, juntamente com o marido e dois filhos, desde a inauguração. "Quando percebi já era diretora de planejamento", diz.

Segundo ela, no escotismo os jovens aprendem a viver em comunidade e a serem mais organizados. Além dos jogos e brincadeiras nos fins de semana, os grupos costumam fazer acampamentos em lugares ecológicos. No meio do ano, haverá um encontro de conjuntos de todo o Estado, em Ribeirão Preto. "Eles viajam, acampam e aprendem a ter um compromisso. É maravilhoso, todo mundo se diverte."

Uma das transformações mais benéficas, segundo ela, foi a mudança no comportamento das crianças. "Minha filha Mariana, de 12 anos, era muito tímida e está mais desinibida. Já o Felipe, de 11 anos, amadureceu bastante e se mostrou muito ponderado na hora de tomar decisões."

Para Gislaine, o escotismo dá oportunidade para as crianças fazerem atividades instrutivas que não se encontram em outros lugares. "Hoje, é difícil ver criança se divertindo sem ser na televisão ou no computador", diz.

O mesmo motivo levou Maria José Pellin a matricular seu filho Vinicius, de 8 anos, no escotismo. "É uma atividade excelente e assim ele tem menos tempo para ficar na rua e assistindo à televisão", diz.

Como Vinicius é filho único, Maria também quis dar a ele mais oportunidade de fazer amigos. "Ele se desenvolveu muito socialmente e criou mais responsabilidade. Já foi acampar e fez passeios culturais."

 

Acompanhamento - Ano passado, quando Vinicius não estava indo muito bem na escola, o que o fez melhorar foi a orientação dos coordenadores escoteiros. Outro lado positivo, segundo Maria, é a preocupação que eles têm de sempre reunir os pais. "Ficamos por dentro de tudo o que acontece. Sempre tem reuniões de confraternização."

Como Ser Escoteiro ?

1 - Inicialmente, você deve escolher um grupo escoteiro que fique próximo a sua casa.

2 - Visite o Grupo Escoteiro escolhido no próximo sábado, se não houver ninguém no local, é provável que o grupo esteja acampando ou então houve mudança de endereço.
Comunique o ocorrido para webmaster@semprealerta.zzn.com 

3 - Se encontrar pessoas uniformizadas no local, pergunte-as sobre como ingressar no escotismo.
A pessoa lhe dará informações e o encaminhará para o ramo que mais adapta-se a sua idade.

4 - Se você deseja tirar alguma dúvida em relação ao movimento escoteiro, envie um e-mail para webmaster@semprealerta.zzn.com

O MOVIMENTO ESCOTEIRO

Foi fundado na Inglaterra pelo Lord e general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, conhecido pelos nossos jovens com B.P.

É composto por crianças e jovens na faixa etária de 7 a 21 anos de idade, com a colaboração de adultos voluntários imbuídos por um compromisso livre e voluntário. É uma educação não formal que complementa a educação que os jovens recebem em casa, na escola e na igreja, e não substitui estas instituições. Não tem discriminação de origem, raça, credo, classe social ou filosofia política.

O escotismo trabalha para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais como cidadãos responsáveis, participantes e úteis a sua comunidade, estimulando seus integrantes a viver autenticamente dando testemunho de sua fé e caminhando sempre em busca de Deus.

Incentiva o patriotismo sem fanatismo, na prática da cidadania em harmonia com a promoção da paz mundial.

Incentiva o amor à nossa terra e ao nosso povo, e ao respeito à outras nações e os seus respectivos povos, pois somos integrantes da Grande Fraternidade Mundial Escoteira.

Cremos na família como raiz integradora da comunidade e centro de uma civilização baseada no amor, na verdade e na justiça.

O movimento escoteiro é composto pelo Princípio Escoteiro baseado na Lei e na Promessa Escoteira, a base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade de cada indivíduo, e no método escoteiro.
As faixas etárias do escotismo :


Lobinho / Lobinha - 7 aos 10 anos de idade

Escoteiro / Escoteira - 11 aos 14 anos de idade

Senior / Guia - 15 aos 17 anos de idade

Pioneiro / Pioneira - 18 aos 21 anos de idade

venha ser escoteiro !