Make your own free website on Tripod.com

Home

OBJETIVOS ESCOTEIROS | SABE O QUE É ESCOTISMO ? | BOLETIM ALFREDÃO | RAMO LOBINHO | RAMO ESCOTEIRO | RAMO SÊNIOR | RAMO PIONEIRO | COMO SER ESCOTEIRO | CANCIONEIRO ESCOTEIRO | LINKS ESCOTEIROS | FALE COM A GENTE !
GRUPO ESCOTEIRO ALFREDO PEREIRA
SABE O QUE É ESCOTISMO ?

A adesão à Promessa e à Lei Escoteira

     O principal elemento do método é o convite pessoal a cada jovem, em um momento determinado de sua progressão, para que formule sua Promessa Escoteira. Por meio deste compromisso, o jovem aceita livremente, diante do seu grupo de companheiros, ser fiel à palavra empenhada e fazer o seu melhor possível  para viver de acordo com a Lei.
 
     A Lei escoteira é um instrumento educativo em que estão expressos, de maneira compreensível para as diferentes faixas etárias, os princípios que nos guiam.
 
     Este compromisso será um ponto de referência em cuja direção se projetará toda a vida de um jovem.

Insira o conteúdo aqui

A Lei Escoteira

O Escoteiro tem um Código de Honra que é representado pela Lei e pela Promessa Escoteira.

A Lei Escoteira contém as regras que são cumpridas pelos Escoteiros do mundo inteiro - regras que você promete obedecer quando passa a ser um Escoteiro.

A Lei é a seguinte:

1. O Escoteiro tem uma só palavra e sua honra vale mais que sua própria vida.

Quando um Escoteiro diz "Palavra de honra, isto é assim", significa que isto é assim mesmo, tal como se houvesse feito o mais solene dos juramentos.

Da mesma forma, quando um Escotista diz a um Escoteiro "Confio à sua honra a execução disto", a obrigação do Escoteiro é de executar a ordem com a melhor habilidade possível sem deixar que nada interfira com a sua execução.

Se um Escoteiro destruir sua honra, dizendo uma mentira, ou não cumprindo exatamente uma ordem cuja execução foi confiada a sua honra, pode lhe ser ordenado que devolva o Distintivo Escoteiro e que nunca mais volte a usá-lo. Pode também lhe ser ordenado que deixe de ser Escoteiro.

2. O Escoteiro é leal.

Espera-se de um Escoteiro a máxima lealdade com todas as pessoas com quem ele terá que lidar. Há deveres para diversas situações de sua vida: em casa, para com a sua família; na escola, para com seus mestres e colegas; na rua, para com amigos e vizinhos; no grupo escoteiro, para com os chefes e demais Escoteiros; na religião, para com Deus; e na vida civil, para com a Pátria.

A cada um desses deveres corresponde uma atitude de sua parte: lealdade no seu cumprimento. Todos aqueles a quem você se acha ligado por um dever têm o direito de exigir que você o cumpra lealmente.

3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.

O dever, para o Escoteiro, é ser útil e ajudar ao próximo e deve cumprir o seu dever antes de qualquer outra coisa, mesmo que, para fazê-lo, tenha que renunciar ao seu próprio prazer, conforto e segurança.

Boa ação não é ajudar em casa nem fazer a lição. Isto são obrigações. Boa ação é, por exemplo, ajudar um deficiente a subir no ônibus, juntar cacos de vidro numa calçada, etc. O tamanho da ajuda não interessa. A boa ação é grátis (senão é trabalho).

Em casos de acidentes (atropelamento, incêndio, etc.), se você souber o que fazer, vá em frente. Caso não saiba, busque ajuda imediatamente. O Escoteiro não é covarde - mas também não atrapalha.

4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros.

Você pode conseguir melhorar o relacionamento com qualquer pessoa, tomando sempre uma atitude simpática e amistosa. O fato de nos sentirmos tratados com boa vontade e atenção faz com que sintamos o impulso para uma maior aproximação com as outras pessoas - e daí iniciam-se as amizades.

Em qualquer lugar do mundo que você vá, ao encontrar um Escoteiro, você tem a impressão de que o conhece e que já são amigos há muito tempo. Esta capacidade do Escotismo de aproximar pessoas é realmente uma característica marcante do nosso Movimento. São todos irmãos porque fizeram a mesma Promessa.

5. O Escoteiro é cortês.

A cortesia é uma característica da pessoa educada. Poucas coisas são mais desagradáveis do que lidar com uma pessoa grosseira, que dirige aos outros palavras debochadas, que de cinco palavras que diga, três são palavrões.

O Escoteiro conhece os palavrões porém evita usá-los pois sabe que para ser homem não é necessário ser grosseiro.

O Escoteiro após pedir um favor, agradece e sorri.

O Escoteiro não aceita recompensa por ter sido educado.

6. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.

Os índios do Brasil se consideravam parte da natureza e não superiores a ela. Eles caçavam e pescavam só o que precisavam para comer - tinham todos os animais e as plantas.

O Escoteiro protege a natureza, não só evitando sua destruição mas também aprendendo a praticar a conservação dos solos, das florestas, dos campos e da vida selvagem.

7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.

O Escoteiro não obedece apenas porque tem que obedecer, mas sim porque sabe que para viver em comunidade é necessário ser obediente. Você já imaginou o que seria uma partida de futebol se cada um resolvesse por si? Seria uma bagunça geral e todos siriam aborrecidos. Quando se convive em grupo é necessário ter leis que se forem obedecidas todos terão seus direitos respeitados e poderão viver em tranqüilidade. Ser disciplinado é saber se controlar, evitando excessos.

Todo mundo gosta de uma baguncinha porém quando for a hora de pegar firme no trabalho a bagunça pára e ninguém deixa o serviço por terminar.

Sendo obediente e disciplinado você terá aportunidade de fazer muitas atividades e se divertir com elas, pois seus chefes confiarão em você.

8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.

Quando você está numa excursão com o dia ensolarado, bem alimentado e sabendo o rumo que está seguindo, não tem nenhuma vantagem estar alegre! No entanto, quando estiver sob um tremendo temporal, com fome e perdido, aí sim, é que você terá que manter a calma e procurar uma solução.

Nas horas difíceis é que se conhece um Escoteiro.

9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.

A economia, que nunca deve ser confundida com avareza, é um hábito que deve ser cultivado.

Economia não é apenas guardar dinheiro. É também cuidar do que custa dinheiro ou esforço: roupas, livros, móveis, etc. Sempre que você tiver que utilizar algo, além de pedir autorização do proprietário, você deverá ter mais cuidado do que teria com seus próprios bens

10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.

A limpeza faz parte da higiene. Lembre-se também que a boa aparência é muito importante no convívio social.

O Escoteiro também é limpo de pensamentos, palavras e ações.

Apesar de você não precisar ser um santinho, temos certeza que saberá que as coisas têm limites e sempre evitará os excessos.

Promessa Escoteira

Você faz a Promessa pela sua honra. Isto quer dizer que você é honrado. O que vem a ser isto? Uma pessoa é honrada quando se pode crer na sua honestidade, quando demonstra através do que diz e peincipalmente do que faz, que é digna de confiança e age com lealdade.

Você promete fazer o melhor possível. Isto quer dizer que você se esforçará o melhor que puder para cumprir o que está prometido.

Deveres para com Deus

Seja qual for sua crença ela é naturalmente voltada para o bem, visando ligar o homem a um ser superior - Deus, e também desenvolver sua personalidade de forma a beneficiar a você mesmo e ao próximo. Praticar sua religião conscientemente, servir ao próximo, procurar se conhecer melhor e se aperfeiçoar é cumprir seus deveres para com Deus

Deveres para com a Pátria

Cada um tem o dever de ser útil à Pátria. Ser útil é participar ativamente, corrigindo o que está errado e ajudando no que está certo. Evidentemente poderá ajudar mais aquele que estiver mais bem preparado. Portanto, você deverá seu tempo enquanto é jovem e estudar. Estudar é aprender bastante. Mais tarde você terá mais capacidade, não só para trabalhar mas também para pensar. Procure, também, estudar a História do Brasil, principalmente os fatos mais recentes para você poder acompanhar o que está acontecendo no momento.

Participe ativamente de sua coletividade, auxiliando as pessoas, prestando serviços à comunidade, ajudando a conservar o meio ambiente, etc.

Não esqueça também que todo bom cidadão conhece e respeita os símbolos da Pátria: o Hino, a Bandeira e o Selo Nacional.