Make your own free website on Tripod.com

Home

OBJETIVOS ESCOTEIROS | SABE O QUE É ESCOTISMO ? | BOLETIM ALFREDÃO | RAMO LOBINHO | RAMO ESCOTEIRO | RAMO SÊNIOR | RAMO PIONEIRO | COMO SER ESCOTEIRO | CANCIONEIRO ESCOTEIRO | LINKS ESCOTEIROS | FALE COM A GENTE !
GRUPO ESCOTEIRO ALFREDO PEREIRA
OBJETIVOS ESCOTEIROS

Somos um movimento de crianças e jovens, com a colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário.

Somos um movimento de educação não formal, que complementa o trabalho da família, da escola e religião, interessado em contribuir para que o jovem assuma seu próprio desenvolvimento; interessa-nos mais a formação de atitudes do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas.

Queremos o desenvolvimento do ser humano, como um todo, e de todos os seres humanos. O ser humano na plenitude de sua existência. O ser humano, homem e mulher . O ser humano, como parte da Humanidade e em sua identidade singular, sem distinção de origem, raça, classe ou credo.

Somos um movimento que caminha em busca de Deus e que estimula seus membros a viver autenticamente, dando testemunho de sua fé. Incentivamos nos jovens a lealdade à Pátria, em harmonia com a promoção da Paz Mundial. Pregamos o amor à nossa terra e ao nosso povo, sem hostilidades entre as nações. Participamos da grande fraternidade escoteira mundial, que valoriza a cooperação internacional.

Cremos na família, raiz integradora da comunidade e centro de uma civilização baseada no amor, na verdade e na justiça. Por isso, queremos contribuir para que o jovem cresça rumo a uma cidadania responsável, participante e útil.

Somos um movimento que procura ter uma participação ativa e positiva nas grandes questões nacionais, tais como: distribuição de renda, proteção ao meio ambiente, menores e drogas, por exemplo. Por isso, estimulamos internamente a discussão desses temas e especialmente incentivamos o desenvolvimento de projetos envolvendo essas questões.

Como movimento educacional, não nos envolvemos na disputa pelo poder político. Entretanto, os princípios em que se baseia o movimento orientam as opções políticas pessoais dos nossos membros; e a formação de cidadãos responsáveis, participantes e úteis exige que estejamos atentos à realidade política.

clique aqui para pegar uma cópia do projeto educativo da UEB.

pegue a apostila sobre escotismo aqui !

PROPÓSITO ESCOTEIRO

O Propósito do Escotismo é contribuir no desenvolvimento das crianças e jovens, somando valores ao caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, efetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participativos e úteis em suas comunidades.

O HOMEM E A MULHER QUE PRETENDEMOS OFERECER À SOCIEDADE


Desejamos que os jovens que tenham sido Escoteiros façam o melhor possível para ser:

Pessoas retas de caráter, limpas de pensamento, autênticas em sua forma de agir; leais, dignas de confiança, capazes de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida e o trabalho honrado;

alegres e capazes de compartilhar suas alegrias; leais ao seu país, mas construtoras da Paz, em harmonia com todos os povos.

Líderes a serviço do próximo.

Integrados ao desenvolvimento da sociedade, capazes de dirigir, de acatar leis, de participar, conscientes de seus direitos, sem se descuidar dos seus deveres.

Fortes de caráter, criativos, esperançosos, solidários, empreendedores.

Amantes da natureza, e capazes de respeitar sua integridade.

Guiados por valores espirituais, comprometidos com seus projetos de vida, em permanente busca de Deus e coerentes em sua fé.

Capazes de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e serem felizes.

PRINCÍPIOS DO MOVIMENTO ESCOTEIRO

Os princípios do Escotismo são definidos na Promessa Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo.

a - Dever para com Deus Adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais.

b - Dever para com o Próximo Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do homem e ao equilíbrio da Natureza.

c - Dever para consigo mesmo Responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.

MENSAGENS DE BP

Ser escoteiro é ser reto de caráter, limpo de pensamento e autêntico em sua forma de agir; leal, digno de confiança.
É ser capaz de tomar as suas próprias decisões, respeitando o ser humano, a vida e o trabalho honrado.
É ser alegre e capaz de partilhar a sua alegria.
É ser leal ao seu país e construtor da Paz, em harmonia com todos os povos.
Líder a serviço do próximo, o escoteiro é integrado ao desenvolvimento da sociedade, consciente de seus direitos, sem se descuidar de seus deveres.
É amante e protetor da natureza. Guiado por valores espirituais, o escoteiro é comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus e coerente em sua fé.
O escoteiro é capaz de encontrar os seus próprios caminhos na sociedade e ser feliz.
-----------------------------------------------------------

Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que encontraram e, quando chegar a hora de morrer poderão morrer felizes, sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível.
Deste modo estejam bem preparados para viver felizes e para morrer felizes.
Mantenham-se sempre fiéis à sua Promessa Escoteira, mesmo quando já tenham deixado de ser rapazes, e Deus ajude a todos a procederem assim.


Robert Stephenson Smith Baden-Powell

Nossa Sede: R. Lauro Müller, 1034 - Centro - Itajaí - SC